Em
2010 desenvolveu a pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes
Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com área de concentração
em Processos de Criação Cênica, no qual fez uma transposição da técnica
circense para a cena teatral, tendo como base a o tecido aéreo circense. No intuito de ressignificar
o elemento ‘tecido’ acrobático,
Débora propôs relacionar as duas formações artísticas que trabalha, o teatro e
o circo, estabelecendo um vínculo entre as técnicas desenvolvidas, com a
pesquisa de personagem, através da incorporação do trabalho físico no processo criativo.
Com o
foco nesta integração de linguagens e do corpo como instrumento de uma
comunicação (verbal ou não), tendo por objetivo mesclar, adicionar, confundir,
unir, incorporar com estas formas de expressão artísticas, apropriou-se do tecido circense tornando-o
uma extensão do próprio corpo, de forma que a personagem e o objeto se mimetizassem
num só elemento, produzindo imagens através das formas construídas durante a
encenação. Como estímulo para este processo, utilizou a personagem Lady
Macbeth, da peça intitulada Macbeth,
de William Shakespeare, cujas características da sua personalidade foram
extremamente relevantes para o processo de criação e contribuíram sobremaneira
para a composição da cena.
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