domingo, 14 de setembro de 2014

PESQUISA MESTRADO EM CRIAÇÃO CÊNICA

Em 2010 desenvolveu a pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com área de concentração em Processos de Criação Cênica, no qual fez uma transposição da técnica circense para a cena teatral, tendo como base a o tecido aéreo circense. No intuito de ressignificar o elemento ‘tecido’ acrobático, Débora propôs relacionar as duas formações artísticas que trabalha, o teatro e o circo, estabelecendo um vínculo entre as técnicas desenvolvidas, com a pesquisa de personagem, através da incorporação do trabalho físico no processo criativo.

Com o foco nesta integração de linguagens e do corpo como instrumento de uma comunicação (verbal ou não), tendo por objetivo mesclar, adicionar, confundir, unir, incorporar com estas formas de expressão artísticas, apropriou-se do tecido circense tornando-o uma extensão do próprio corpo, de forma que a personagem e o objeto se mimetizassem num só elemento, produzindo imagens através das formas construídas durante a encenação. Como estímulo para este processo, utilizou a personagem Lady Macbeth, da peça intitulada Macbeth, de William Shakespeare, cujas características da sua personalidade foram extremamente relevantes para o processo de criação e contribuíram sobremaneira para a composição da cena.




Nenhum comentário:

Postar um comentário